Já pensou na possibilidade de dispensar o papel-moeda para enviar e receber dinheiro eletronicamente em transações de 10 segundos, no máximo, durante 24 horas por dia, sete dias por semana, durante todo o ano? Isso será possível em breve com o novo sistema de pagamento instantâneo, que deverá estar totalmente à disposição dos brasileiros em até dois anos. Na 80ª edição da revista CIAB FEBRABAN, revelamos alguns detalhes do sistema, em discussão no Banco Central.

O processo promete ser tão simples como procurar um contato na agenda do celular ou enviar uma mensagem, e será necessário apenas ter um smartphone, uma conta em um prestador de serviço de pagamento (PSP) escolhido pelo consumidor e o aplicativo desse PSP. Para acessar o sistema, os usuários deverão escolher um login, nome ou número de identificação, no mobile ou internet banking, para cadastrar uma única conta destinada a receber e mandar dinheiro de forma instantânea.

A atuação na área de pagamentos instantâneos faz parte da ação “Incentivo à eletronização de pagamentos de varejo” do pilar “Sistema Financeiro Nacional Mais Eficiente” da Agenda BC+, o que diminui a necessidade – e o custo elevado – de dinheiro em espécie para pagamentos de serviços e para transferências de recursos entre pessoas físicas. O sistema ainda aumenta a segurança para os clientes, com a redução do dinheiro em cédulas e moedas em circulação.

Bancos, instituições financeiras e toda a indústria do setor já se preparam para esta realidade com investimentos em infraestrutura, tecnologia e discussões técnicas para padronizar e organizar uma plataforma de pagamentos instantâneos. Um estudo da consultoria Accenture mostrou que a transferência instantânea de valores (entre pessoas, entre pessoas e estabelecimentos ou entre estabelecimentos) tem potencial para movimentar R$ 48 bilhões e alcançar 3,3 bilhões de transações ao ano.

Na 80ª edição de nossa revista também trazemos as novidades asseguradas para o CIAB FEBRABAN 2019, que já tem seus três keynotes definidos. Um dos destaques será a participação de Nate Silver, um dos mais criativos e respeitados especialistas em análise de dados usando o chamado Big Data, que, por sua capacidade de unir avanços da psicologia cognitiva com os mais modernos instrumentos da teoria estatística, chegou a ser chamado de “artista da incerteza”. Ele ganhou notoriedade mundial na eleição presidencial de 2008 nos EUA, quando previu corretamente os resultados das primárias e do vencedor para a Presidência em 49 Estados dos EUA – mas é o primeiro a alertar para os limites dessas poderosas ferramentas preditivas, que não são à prova de falhas ao lidar com qualidades humanas, demasiadamente humanas.

Outro nome confirmado é o de Jim Marous, estrategista da indústria financeira e considerado atualmente um dos cinco principais influenciadores na área de fintechs, e especialista no tema disrupção no setor de serviços financeiros. Também teremos a participação de Kimberly Bryant, CEO e fundadora da Black Girls Code, um treinamento que ensina conceitos básicos de programação para meninas negras que estão sub-representadas em carreiras de tecnologia.

Ainda nesta edição da revista CIAB FEBRABAN, mostramos a evolução dos aplicativos dos bancos brasileiros, que foram bem além da oferta de operações simples de consulta de saldos a orientação financeira e investimentos. Também temos reportagens sobre o perfil do profissional de blockchain no sistema financeiro e a forma como os bancos lidam com a Geração Z, um público hiperconectado que desafia o setor a redesenhar seus produtos e soluções financeiras.

Boa leitura!

 

Gustavo Fosse