RIO – O Grupo Globo e a fintech brasileira Stone anunciaram a criação de uma parceria (joint venture) para atuar no segmento de maquininhas de cartão. O objetivo da nova empresa é desenvolver soluções específicas para microempreendedores e profissionais autônomos. Pelo acordo anunciado entre as duas companhias, o Grupo Globo terá 33% de participação e os 67% restantes ficarão com a Stone.

A união deve aumentar ainda mais a competição no segmento, que já conta com a participação dos principais bancos do país. Com a disputa no setor, as empresas vêm reduzindo taxas e agregando serviços, como a oferta de crédito e o desenvolvimento de soluções para a gestão de negócios.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as compras com cartão de crédito, débito e pré-pago somaram R$ 415,9 bilhões no primeiro trimestre, alta de 17% em relação ao mesmo período de 2018.

De acordo com comunicado da Stone, que tem ações listadas na Nasdaq, a Bolsa de tecnologia de Nova York, o Grupo Globo vai investir inicialmente R$ 461 milhões em conteúdos de mídia. Já a Stone entrará no negócio com tecnologia e capacidade de processamento de pagamentos, apoio operacional e recursos de gestão, além de investir R$ 50 milhões na nova empresa. A companhia será comandada por Caio Fiuza, que hoje é sócio e diretor de Operações da Stone.

— O foco da nova empresa será o profissional autônomo e o microempreendedor, que tem faturamento médio mensal de R$ 2 mil. Esse cliente é complexo. Não é só oferecer a máquina de pagamento. É necessário ofertar crédito e serviços para que ele consiga fazer a gestão de seus negócios. Estamos desenvolvendo novos serviços — disse Fiuza.